Expectativa do comércio para a Black Friday

A Black Friday é uma grande liquidação, famosa nos Estados Unidos e que acontece no dia seguinte do feriado de Ação de Graças. No Brasil, ela vem ganhando cada vez mais espaço e já é a segunda melhor data para o varejo no país, perdendo apenas para o Natal.

De acordo com uma pesquisa do Google realizada pela Provokers, foram movimentados R$ 2,1 bilhões em vendas no Brasil no evento do ano passado – uma alta de 10% em relação a 2016. Além disso, 99,5% dos entrevistados afirmaram conhecer a Black Friday, um aumento e tanto se comparado aos 27% contabilizados em 2014.

Outro dado que aumenta a expectativa do mercado para esse ano é o número de pessoas que não têm intenção de compra: apenas 9% dos consumidores. Isso significa que uma esmagadora maioria está decidida ou inclinada a abrir o bolso diante das promoções oferecidas em 2018.

Com um gasto médio de R$ 1.178 na Black Friday, o brasileiro se revela disposto a aproveitar a oportunidade para comprar produtos de maior valor – com a categoria de tecnologia à frente das demais. E, quando o assunto é comércio eletrônico, os números saltam. A previsão, de acordo com a estimativa da Ebit/Nielsen, é de um aumento de 15% em relação a 2017.

Tido como o principal canal de venda durante a data, o e-commerce é a opção principal de 52% dos entrevistados. E mesmo quem não tem uma loja na internet deve aproveitar o período: 57% dos consumidores pesquisaram os produtos de interesse antes de concluir a aquisição – seja na via site, seja na loja física.

E apesar da Black Friday oficial ocorrer na sexta-feira, 23 de novembro, 22% dos e-consumidores afirmaram que farão suas compras entre os dias 24 e 30 de novembro, enquanto 13% preferem garimpar promoções pré-Black Friday entre os dias 16 e 22 do mês.

Se você é empreendedor, fique atento e aproveite as grandes oportunidades de negócios que a Black Friday traz para o seu estabelecimento. E para isso, conte com o Makro, que preparou ofertas especiais durante todo o mês de novembro para você abastecer seu estabelecimento com qualidade, variedade e preços que fazem a diferença.

Fonte: https://revistapegn.globo.com/Publicidade/Papo-de-Dono/noticia/2018/11/expectativa-do-comercio-para-black-friday.html